quinta-feira, 21 de abril de 2011

Arquidiocese celebra missa do Santo Crisma

Na manhã desta Quinta-Feira Santa, 21, a igreja católica em Goiânia esteve com os olhos voltados para o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, quando o arcebispo metropolitano, dom Washington Cruz, celebrou, às 9 horas, a Missa de Consagração do Santo Crisma e bênção dos óleos dos catecúmenos (batismo) e dos enfermos.  

A celebração teve o ritmo do coral “Cantando Vou”, sob a regência da Ir. Joana Hoffmam, do Instituto Coração de Jesus, que encantou os presentes. A cerimonia foi ainda um momento de encontro, onde cerca de 180 padres arquidiocesanos e religiosos se reuniram para renovar as promessas sacerdotais, na celebração que também marca a instituição da Eucaristia.  

A celebração, tradicionalmente, é marcada por uma sequência de rituais ricos em símbolos católicos. “A Consagração do Santo Crisma, bênção dos Óleos Catecúmenos e dos Enfermos, reaviva e fortalece em todos nós, a unidade e a santidade de discípulos de Cristo,” frisa. Durante a pregação, o arcebispo ainda destacou que a consagração do óleo do Crisma, misturado com perfumes, significa o dom do Espírito Santo que se manifesta nos sacramentos do batismo, da crisma, da ordem.

O arcebispo agradeceu o serviço prestado pelos padres a Igreja Católica em Goiânia, e fez um apelo a os sacerdotes. “A vós, irmãos sacerdotes, de uma maneira particular, declaro a minha amizade, o meu apoio, o meu reconhecimento e a minha admiração. Esta celebração é um momento importante para aprofundar a nossa comunhão fraterna e a nossa missão comum,” afirmou dom Washington, que acrescentou: “devemos ser sinais de união em meio a um mundo marcado pelo egoísmo e cultura de valores que se assemelham a um deserto espiritual.”

Cercado pelos outros sacerdotes, dom Washington abençoou os Santos Óleos, colocados em grandes jarras, que foram conduzidas até o altar por leigos e religiosos. Conforme o arcebispo, estes óleos serão usados nos diversos sacramentos da Igreja, como no batismo, por exemplo, quando o “batizado torna-se participante da Igreja e herdeiro da vida futura no céu”. O óleo também é utilizado para a unção dos enfermos, como sinal da força que liberta do mal e sustenta na provação da doença.

Dom Washington lembra que todo cristão faz parte da vida e missão de Cristo: “Todos nós recebemos a unção do Espírito Santo, participamos do sacerdócio comum de Jesus Cristo, formos consagrados para o serviço de Deus e da evangelização do mundo”, ensina.   Dom Washington fez ainda um apelo aos cristãos, e principalmente aos padres, que rezem pelas vocações sacerdotais e estejam atentos. “Peço que estejamos sempre atentos às vocações que o senhor nos manda”, afirma.  

Fonte: Assessoria de Imprensa Santuário Basílica

Nenhum comentário:

Postar um comentário